Focada em promover um ambiente de trabalho saudável, a Liderança Positiva tem ganhado destaque como uma abordagem transformadora na gestão de equipes e empresas. Ela se baseia em emoções e práticas que estimulam o bem-estar, a motivação e o desenvolvimento dos colaboradores. Esse estilo de liderança encontra suas raízes na Psicologia Positiva, que busca identificar e potencializar os aspectos positivos da experiência humana.
Autores renomados como Martin Seligman, pioneiro da Psicologia Positiva, e Kim Cameron, Especialista em Liderança Positiva, oferecem fundamentos sólidos para essa abordagem. Cameron destaca quatro pilares essenciais:
Clima Positivo: Um ambiente de trabalho prazeroso, acolhedor, pacífico, harmonioso e encorajador.
Relacionamentos Positivos: Construção de conexões baseadas em confiança, reciprocidade e apoio mútuo.
Comunicação Positiva: Estabelecer feedback positivo, verdadeiro e construtivo, que respeite as diferenças cognitivas e o tempo de cada indivíduo.
Significado Positivo: Contribuir para que os colaboradores se sintam pertencentes, engajados e encontrem propósitos no que fazem.
Acredita-se que esses fatores criam uma base sólida para que as equipes prosperem seguras, perenes, com maturidade e resiliência, demonstrando confiança e colaboração em suas ações.
Pesquisas como as citadas no Boletim da Academia Paulista de Psicologia e Gallup Leadership Institute, também revelam o impacto da liderança positiva em organizações. Conceitos como Capital Psicológico Positivo têm demonstrado melhorar significativamente a dinâmica no ambiente de trabalho, tanto quanto a eficácia da liderança autêntica. Emoções como amor, compaixão, gratidão e perdão são primordiais para estabelecer um clima organizacional que se traduz em pertencimento, engajamento e produtividade.
Sendo assim, qual a importância de alimentar a Liderança Positiva nas empresas?
Por ser uma prática embasada em estudos comprovadamente científicos, que demonstram sua efetividade, a Liderança Positiva não é apenas mais uma teoria interessante. Ela é extremamente importante diante os aspectos aqui apresentados. Fundamentados pelos princípios da Psicologia Positiva, Líderes que vivenciam essa abordagem, transformam seus ambientes de trabalho em locais mais prazerosos, leves, participativos, humanos e produtivos.
Para alcançar resultados extraordinários e transformar equipes é necessário a criação de um ambiente que valorize as forças e virtudes de cada colaborador. Estimular a Liderança Positiva é um caminho seguro para construir organizações mais saudáveis, inspiradoras, inovadoras, perenes e bem-sucedidas.
Fontes estudadas:
ESTEVAM, Ionara Dantas et al . O CENTRO DA EFICIÊNCIA DE UM LÍDER: A INFLUÊNCIA DO CAPITAL PSICOLÓGICO POSITIVO NO TRABALHO NA LIDERANÇA AUTÊNTICA DE GESTORES BRASILEIROS. Bol. - Acad. Paul. Psicol., São Paulo , v. 44, n. 107, p. 204-216, 2024 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-711X2024000200204&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 13 abr. 2025. Epub 02-Dez-2024. https://doi.org/10.5935/2176-3038.20240020.
FERNANDES, Sheyla Christine Santos et al . Psicologia positiva no Brasil: cenário atual e indicações futuras. Rev. bras.ter. cogn., Rio de Janeiro , v. 17, n. 2, p. 125-134, dez. 2021 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872021000200007&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 13 abr. 2025. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20210025.
https://psicologiapositiva.com.br/para-uma-lideranca-positiva - Acessado em 13 de abril de 2025
Autor:
Mestre em Coaching, Gestão Emocional e Mindfulness e Especialista em Psicologia

Nenhum comentário:
Postar um comentário